Terça-feira, 26 de agosto de 2025
Visualizada: 12 vezes
Ouvir matéria
Agosto é um mês dedicado à conscientização pelo fim da violência contra as mulheres, chamado também de Agosto Lilás. A campanha foi criada em referência a Lei Maria da Penha (Lei Federal 11.340/2006), que completou 19 anos em 2025. Em atenção ao tema, foi realizada no Centro de Convivência do Idoso em Iracema do Oeste, na quinta-feira (21/08), uma palestra com a Equipe Patrulha Maria da Penha do 31º Batalhão da Polícia Militar.
O evento contou com a presença da Prefeita Elza Haase Rodrigues; Vice-prefeito, Willian Soltoski; Presidente da Câmara Municipal, Calei Machado; Vereadora e Procuradora da Mulher, Márcia Feltrin; vereadores Ademir Girotto e Fabiola Lemos; Secretária de Assistência Social, Dhyellen Ventura Soltoski; Diretora do CRAS, Rosa Alves; Coordenadora do Centro de Convivência, Leila Faveri, Professora Tatiane Lycurgo, Sargento Fernandes da Polícia Militar, entre outras lideranças.
A palestra ministrada pela Soldado Cristiane e Aspirante a Oficial Moraes teve como foco principal o combate e a prevenção à violência doméstica, com o objetivo de orientar e conscientizar a população sobre a importância da denúncia e da rede de proteção às mulheres em situação de vulnerabilidade. Durante o encontro também foi abordado os tipos de violência que podem ser psicológica, física, patrimonial, moral e sexual.
Em 2023, foi implantada em Iracema do Oeste, na esfera do Poder Legislativo, a Procuradoria da Mulher, que entre diversas competências pode receber denúncias. No âmbito nacional, a Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, atende através do telefone 180. As denúncias podem ser feitas de forma gratuita e confidencial. O serviço funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive nos fins de semana e feriados.